Relatório sobre o Estado da Arte
O relatório sobre o estado da arte é um documento científico abrangente realizado conjuntamente por todos os parceiros. Seguindo um desenho misto ao nível da integração de métodos de investigação apresenta todas as análises preliminares e pesquisas documentais bem como análises quantitativas e qualitativas realizadas sobre o tema do projeto.
On the road to inclusion: highlights from the UNICEF and IIEP Technical Round Tables on Disability-inclusive Education Sector Planning
- Editora/Autora: UNESCO, UNICEF, IIEP
- Ano: 2019
- Língua: English
Breve descrição:
Este relatório pretende destacar as principais conclusões e resultados positivos da investigação do IIEP e das mesas redondas, co-organizadas com a UNICEF, apontando ao mesmo tempo os desafios e estrangulamentos que podem criar barreiras ao progresso. Ao identificar as lições aprendidas, as lacunas remanescentes, e os próximos passos, este recurso pretende ajudar os governos a reforçar a sua capacidade de planear a educação inclusiva e desenvolver o seu planeamento do sector educacional de modo a melhor servir todos os tipos de alunos.
Towards inclusion in education: Status, trends and challenges: The UNESCO Salamanca Statement 25 years on
- Editora/Autora: UNESCO
- Ano: 2020
- Língua: English
Breve descrição:
O ano de 2019 marcou o 25º aniversário da Conferência Mundial sobre Educação Especial, que foi co-organizada pela UNESCO e pelo Ministério da Educação e Ciência de Espanha. Realizada na cidade de Salamanca, a conferência conduziu à Declaração de Salamanca e ao Quadro de Acção para a Educação Especial, sem dúvida o documento internacional mais significativo que alguma vez apareceu no campo da educação especial. A sua criação endossou a ideia de uma educação inclusiva, que deveria tornar-se uma grande influência global nos anos subsequentes. Esta publicação analisa o passado, presente e futuro desde Salamanca para orientar o futuro desenvolvimento de políticas e práticas nacionais inclusivas. Ao fazê-lo, explica a forma como a confusão relativamente ao significado de termos chave como inclusão e equidade tem muitas vezes dificultado o progresso. Mostra também como documentos políticos internacionais mais recentes ajudaram a trazer maior clareza aos debates sobre estes conceitos. Com base na investigação e experiência internacionais, a terceira secção do relatório delineia uma série de acções que são recomendadas para orientar futuros desenvolvimentos.
Diagnostic Criteria for Autism Spectrum Disorder
Editora/Autora: American Psychiatric Association/Indiana Institute on Disability and Community
- Ano: 2013
- Língua: English
Breve descrição:
O seguinte critério é do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais de 2013, Quinta Edição, DSM-5™. Ver o DSM-5™ para detalhes e exemplos.